Associação Caxiense de Taekwondo é contemplada no Pró-Esporte RS e busca apoio da iniciativa privada
Empresas podem contribuir com o desenvolvimento do esporte local e, ainda, ter benefícios fiscais por meio da Lei de Incentivo ao Esporte
O projeto “Compete ACTKD – Ano III”, realizado pela Associação Caxiense de Taekwondo (ACTKD), foi contemplado com o Pró-Esporte RS 2024, programa estadual de apoio ao esporte que visa incentivar a prática esportiva e o desenvolvimento de atletas. Agora, a entidade que atua desde 2011 em Caxias do Sul busca o apoio da iniciativa privada para seguir fomentando o taekwondo na cidade.
Para fazer parte do projeto, as empresas interessadas podem contribuir por meio da Lei de Incentivo ao Esporte direcionando até 20% do ICMS para o desenvolvimento de atletas e inclusão social. Esse é o quarto ano em que a ACTKD é contemplada com o recurso, o que demonstra o compromisso em fomentar o esporte de alto rendimento e levar o taekwondo gaúcho para competições nacionais e internacionais.
Atualmente, a ACTKD atende cerca de 160 atletas diretamente, resultando não só em esportistas, mas em cidadãos mais conscientes. Dentro dos tatames, os frutos também são vistos: a Associação acumula mais de 100 medalhas nacionais e participações expressivas em campeonatos internacionais, chancelados pela World Taekwondo.
Além disso, o histórico da ACTKD inclui a formação de atletas que integraram as seleções de base e adulta do Brasil. Outra “cria” da equipe que vem se destacando e vestindo o uniforme do nosso país é a paratleta Maria Eduarda Stumpf, que foi medalha de ouro nos Jogos Parapanamericanos de Santiago, em 2023, e mais recentemente participou pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos, em Paris.
Da captação de talentos à inclusão social por meio do esporte, ao contribuir com o projeto, as empresas apoiadoras têm uma série de benefícios. Confira alguns deles:
Visibilidade: as marcas são associadas a um projeto de impacto nacional e internacional, com exposição em competições, dentro do centro de treinamento dos atletas, nas redes sociais da Associação, dentro dos conteúdos criados por veículos de comunicação.
Responsabilidade social: há a contribuição direta com o parataekwondo e, ainda, com a divulgação do projeto social “ACTKD Sem Fronteiras”, que atende crianças de escolas públicas de forma gratuita.
Marketing Espontâneo: a imagem empresarial se fortalece ao mesmo tempo que é um agente transformador na vida de jovens atletas, incentivando o talento e a formação de cidadãos.
Marketing Positivo e retorno de mídia: a ACTKD é a equipe gaúcha de maior destaque nas mídias regionais, estaduais e nacionais, gerando divulgação e conteúdo em veículos. Além disso, a marca de empresas passa a estar presente em uniformes, eventos e materiais promocionais, ampliando o reconhecimento junto ao público.
Isenção Fiscal: além do interesse social, reforçamos que as empresas podem aproveitar os benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte, direcionando parte do seu ICMS (20%) para um projeto aprovado e transparente.
O professor e proprietário da ACTKD, Daniel Brisotto, fala sobre a importância fundamental de ter o empresariado gaúcho atuando junto à execução do projeto.
“Quando aprovamos um projeto junto à Secretaria do Estado precisamos ter o empresariado ao nosso lado para dar continuidade ao trabalho. As empresas são nossa força motriz para seguirmos na execução e dar a oportunidade para que esses jovens atletas continuem se desenvolvendo e buscando resultados inéditos”, destaca.
Ele ressalta que a visibilidade das marcas apoiadoras tende a crescer em diferentes âmbitos, o que é fruto dos bons resultados conquistados. “A nossa divulgação é estadual, nacional e internacional. O taekwondo da ACTKD sai de Caxias do Sul e vai para os tatames do mundo, e assim as empresas vinculadas ao nosso projeto vão junto”.
A Associação Caxiense de Taekwondo tem unidades na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e no bairro Madureira. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones: (54) 99970-6500 ou (54) 98159-2343, com Daniel Brisotto.
As empresas interessadas em contribuir com o projeto por meio do ICMS também podem contatar via e-mail: associacaocaxiensedetaekwondo@gmail.com ou nas redes sociais por meio dos perfis @actkdrs e @timeactkd.
Foto: Divulgação/ACTKD
Divulgação Sabe Caxias: