Palestra aborda silenciamento de mulheres artistas

Projeto Artemisia Gentileschi – Cultura em Circulação da historiadora Cristine Tedesco tem encontro na Bamboletras, dia 08, 17h30, com entrada franca

O silenciamento de mulheres artistas, com um olhar sobre a obra de Artemísia Gentileschi, uma das pintoras de maior relevância da Europa do século XVII, é o foco da palestra que a historiadora Cristine Tedesco realiza sexta-feira, dia 08, às 17h30min, na Livraria Bamboletras (Venâncio Aires, 113), em Porto Alegre. A atividade tem entrada franca e integra o projeto Artemisia Gentileschi – Cultura em Circulação, que já realizou 13 palestras gratuitas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para aproximadamente 700 pessoas, apresentando e discutindo trajetórias de vida e obras de mulheres pintoras, escultoras, arquitetas, musicistas e escritoras da Época Moderna, a partir das pesquisas de mestrado e doutorado da palestrante.

No encontro, serão discutidas questões entorno do silenciamento das histórias das mulheres artistas que atuaram entre os períodos Renascentista e Barroco, em especial por meio da apresentação de obras da italiana Artemisia Gentileschi (1593 – 1654). A atividade conta com mediações da curadora literária Eunice Pigozzo. O projeto tem como objetivo difundir saberes em espaços culturais situados fora do âmbito acadêmico, democratizando o acesso aos conhecimentos de história da arte no que se refere às produções artísticas feitas por mulheres, com linguagem simples e sem necessidade de inscrição prévia.

Cristine Tedesco é Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de estágio com bolsa Erasmus Plus de 12 meses na Università Ca’ Foscari de Veneza (2016-2017). Mestra em História pela Universidade Federal de Pelotas (2011-2013). Licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul (2006-2011). Desenvolve estudos sobre o protagonismo feminino nas artes no período entre os séculos XV e XVII. Realiza cursos, oficinas e pesquisas de caráter histórico. Desenvolve projetos culturais e curadorias de art e.

O projeto é realizado com financiamento da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Secretaria Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural. A realização é de Ártemis – História, Arte e Cultura, com apoio das livrarias Dom Quixote, de Bento Gonçalves, e Livraria Bamboletras, de Porto Alegre.

Depois da palestra em Porto Alegre, ainda neste ano o projeto Artemisia Gentileschi – Cultura em Circulação, realizará outras palestras na Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Pelotas.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *