Arquivo Histórico Municipal e Ateliê de Artes Idan promovem a exposição “Matriarca: o segredo de viver”, do artista Felipe de Oyá
A mostra abre para visitação no dia 14 de novembro, a partir das 19h
Na próxima quinta-feira, 14 de novembro, o Arquivo Histórico João Spadari Adami da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), junto ao Ateliê de Artes Idan, estará promovendo a exposição “Matriarca: o segredo de viver” do artista Felipe de Oyá, a partir das 19h, na Sala de Pesquisa do Arquivo.
Através de pinturas feitas a lápis e outros materiais, a mostra busca refletir a força cultural e espiritual das Pombagiras, tão lembradas em rituais religiosos afro-brasileiros. Ela é formada por 10 obras, que remetem à alegria, o poder, acolhimento e inspiração que entidades emanam para aqueles que as procuram. Trazem ensinamentos que as Pombagiras carregam, cada qual com sua personalidade e significado, retratados a partir do olhar intuitivo do autor.
“Com minha arte, quero levar a todos um pouquinho da magia e força que as nossas raízes afro-brasileiras nos trazem, como forma de gratidão àqueles que caminharam para eu poder estar aqui”, destacou Felipe de Oyá.
O evento terá a participação especial do artista plástico caxiense Andrigo Martins, além de apresentações de dança com pontos cantados e visitação mediada. A exposição integra o calendário de ações afirmativas do Arquivo Histórico Municipal para o ano de 2024, alusivas ao Dia da Consciência Negra.
A exposição fica em cartaz até o dia 28 de março de 2025. O Arquivo Histórico funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, e fica localizado na Av. Júlio de Castilhos, 318, Bairro N. Sra. de Lourdes.
Divulgação Sabe Caxias: