Biblioteca Pública promove ação especial alusiva ao Mês da Consciência Negra
Atividade é aberta à comunidade e está disponível até o dia 02 de dezembro, na Casa da Cultura
A Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer promove, durante o mês de novembro, uma ação especial que busca conectar a literatura à celebração da cultura negra. Através de uma seleção de títulos, a proposta busca valorizar a contribuição de autores negros e estimular a reflexão sobre história e identidade. A atividade está aberta à comunidade no 3° andar da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima.
“É uma iniciativa bastante simples, mas visa integrar a Biblioteca Pública com a programação da Temporada Negra a partir daquilo que é o principal serviço da Biblioteca, o empréstimo de livros. Também é uma forma de aproveitar essas comemorações para dar mais visibilidade a autores e obras relevantes, que guardam relação com a negritude, a herança africana, as culturas dessa diáspora, etc”, destacou o diretor do Departamento do Livro, Literatura e Leitura, Cássio Immig.
Selecionados, cerca de 30 livros compõem a coleção especial, que reúne obras de grande impacto, que atendem do público infantojuvenil ao adulto; como “Torto Arado” de Itamar Vieira Junior e “Pequeno Manual Antirracista” de Djamila Ribeiro. Uma curadoria que busca apresentar ao público uma ampla gama de perspectivas e narrativas da cultura negra.
A ação fica disponível até 02 de dezembro, no setor de empréstimos. Para se tornar sócio da Biblioteca é necessário apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de residência e uma contribuição de R$10,00 ou a doação de um livro em bom estado.
A Biblioteca Pública funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 17h e aos sábados das 08h às 12h, exceto nos sábados que são feriados, antevéspera de feriado ou dia seguinte ao feriado (dia 16 de novembro estará fechada).
Sobre a Ação
Aconteceu pela primeira vez integrada à Temporada da Cultura Negra de 2022 e, desde então, segue junto ao período do evento. Fora do mês de novembro também são divulgados, nos expositores da Biblioteca Pública, autores e títulos relacionados à cultura negra.
Divulgação Sabe Caxias: