Diocese de Caxias do Sul terá ações para celebrar a VIII Jornada Mundial dos Pobres convocada pelo Papa Francisco
Coordenadas pela Cáritas, em parceria com pastorais e paróquias, ações com pessoas em situação de rua e famílias atendidas por serviços de caridade da Igreja serão realizadas em pontos da cidade; nas regiões de Bento e Nova Prata haverá coleta de alimentos
Para celebrar a VIII Jornada Mundial dos Pobres convocada pelo Papa Francisco, a Diocese de Caxias do Sul está preparando uma série de ações que terão seu ponto alto no final de semana 16 e 17 de novembro. Coordenadas pela Cáritas Diocesana, em parceria com pastorais e paróquias, as ações com pessoas em situação de rua e famílias atendidas por serviços de caridade da Igreja serão realizadas em alguns pontos da cidade.
Nesta oitava edição da Jornada dos Pobres, o tema “Ouve o meu clamor” e o lema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Sir 21, 5) convidam a seguir o chamado do Papa Francisco: “abrir nossos corações à oração e à solidariedade com os mais necessitados. Que esta jornada nos una em encontros, convivência, escuta e cuidado, para podermos caminhar juntos, como irmãos e irmãs, construindo um mundo mais justo e fraterno para todos”.
Na Diocese de Caxias do Sul, a iniciativa ganhará o nome de “Dia da Solidariedade” e será marcada por ações sociais, atendimento de saúde e também atendimento aos pets, além de confraternização. Além de ser uma data dedicada à caridade, a Jornada Mundial dos Pobres também convida à oração, por isso, em cada local haverá momentos de evangelização.
- Paróquia Santíssima Trindade | Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Vale Verde
- 16 de novembro – Sábado | 09h às 13h
- Café da manhã
- Momento de evangelização
- Almoço de confraternização
- 16 de novembro – Sábado | 09h às 13h
- Paróquia Cristo Operário | Comunidade Menino Jesus de Praga – Bela Vista
- 17 de novembro – Domingo | 09h às 14h
- Acolhida
- Lanches
- Momento de evangelização
- Entretenimento
- Recreação para crianças
- Almoço
- Brechó
- Ação Social
- 17 de novembro – Domingo | 09h às 14h
- Paróquia Nossa Senhora de Lourdes | Salão Paroquial de Lourdes
- 17 de novembro – Domingo | 09h às 14h
- Café da manhã
- Atendimento da área da saúde/estética
- Atendimento pets/veterinário
- Almoço de confraternização
- Momento de evangelização
- 17 de novembro – Domingo | 09h às 14h
- Paróquia Santos Apóstolos
- 17 de novembro | Domingo – Atendimento às famílias visitadas pela Pastoral do Pão nas comunidades dos bairros Vila Lobos e Vergueiros, Santos Dumont e loteamento Conquista.
- Preparação e distribuição de marmitas às famílias já acompanhadas pela Pastoral do Pão
- Momento de espiritualidade
- 17 de novembro | Domingo – Atendimento às famílias visitadas pela Pastoral do Pão nas comunidades dos bairros Vila Lobos e Vergueiros, Santos Dumont e loteamento Conquista.
A VIII Jornada Mundial dos Pobres também será celebrada em outras partes da Diocese de Caxias do Sul. Na Região Pastoral de Bento Gonçalves haverá campanha de doação de alimentos não perecíveis em todas as paróquias de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza e do distrito de Santa Bárbara, que pertence ao município de São Valentim do Sul. A iniciativa vai acontecer entre os dias 16 e 24 de novembro. As doações serão destinadas aos serviços de caridade das paróquias da Região Pastoral de Bento Gonçalves.
No Vicariato de Nova Prata, a ação que vai contemplar as 14 paróquias da região também será a coleta de alimentos. Nos dias 16 e 17 de novembro, os fiéis são convidados a fazer suas doações nas celebrações. As doações serão destinadas aos serviços de caridade das paróquias do Vicariato de Nova Prata e outras realidades necessitadas.
A Jornada Mundial dos Pobres
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco em 2016, ao final do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A data, celebrada anualmente no 33º Domingo do Tempo Comum, busca conscientizar a comunidade sobre a realidade da pobreza e convidar todos a ações concretas de solidariedade e compaixão com os mais vulneráveis.
A iniciativa surgiu como um chamado à Igreja e à sociedade para reconhecerem a presença de Cristo nos pobres e excluídos, e para responderem a essa realidade com amor e serviço. No Brasil, a Igreja adotou a Jornada Mundial dos Pobres, e não apenas o Dia Mundial dos Pobres, para ir além de uma celebração pontual e promover um período amplo de reflexão, conscientização e ações concretas em prol das pessoas empobrecidas. A ação, que se estende por uma semana, permite que as comunidades e paróquias se envolvam em diversas atividades com as pessoas em situação de pobreza.
Divulgação Sabe Caxias: