Prefeitura de Caxias entrega mais 20 títulos de regularização fundiária
Os beneficiados foram os moradores do Loteamento Zanchin, localizado no bairro Esplanada
O programa de regularização fundiária “Esse Terreno É Meu”, da Prefeitura de Caxias do Sul, beneficiou mais um grupo de moradores. O Prefeito Adiló Didomenico entregou, na noite desta quarta-feira (06/11), 20 certidões de propriedades aos moradores do Loteamento Zanchin, localizado no bairro Esplanada.
O Loteamento possui acesso pelas ruas Jardim Alvorada e Adão Vargas da Conceição no bairro Esplanada e é constituído por 20 lotes com área total de aproximadamente 9.400,00m². Está sendo regularizado através de Reurb específico, onde os proprietários dos lotes assumem através da assinatura de termo de compromisso, a complementação da infraestrutura faltante.
Sua formação teve início na década de 1990 e está consolidado há mais de 20 anos, possuindo infraestrutura básica como pavimentação, abastecimento de água e iluminação pública, além de serviços essenciais como coleta de lixo e transporte público.
No ato da entrega das certidões, o prefeito Adiló Didomenico e o secretário de Urbanismo, Carlos Giovani Fontana, entregaram para o proprietário da Balen Regularizações, os documentos técnicos que compõem a regularização.
O proprietário da Balen Regularização, Rodrigo Balen, destacou a alegria de estar fazendo mais uma entrega de títulos de propriedade. “É o momento mais feliz para nós que trabalhamos com a regularização. Esta realidade só existe em função de uma lei que o prefeito Adiló teve a coragem e a capacidade de implantar em Caxias, porque senão essas pessoas estariam completamente desassistidas.”
Já o secretário de Urbanismo, Carlos Giovani Fontana, ressaltou a coragem do prefeito Adiló de encarar a problemática das áreas irregulares. ”Estruturou um departamento, criou uma lei e o resultado gradativamente está acontecendo. Hoje nós estamos totalizando 26 loteamentos entregues e 1487 títulos. Seguimos com o compromisso de buscar dois mil títulos até dezembro. É um processo que traz benefícios para toda a sociedade na questão urbanística, ambiental e jurídica.”
“Regularizando todo mundo ganha. Ajuda a pessoa a ter mais dignidade, ter a escritura daquilo que ela construiu com muito sacrifício. A gente sabe o quanto é difícil construir um patrimônio. Hoje, graças à lei que a gente fez e vai continuar, nós vamos acelerar muito. Nosso objetivo é entregar uma quantidade bastante grande de títulos nesses próximos quatro anos, assim as pessoas vão se sentir, seguramente, muito mais pertencentes à cidade. Caixas nos concedeu mais quatro anos e a gente quer fazer jus a isso,” conclui o prefeito Adiló Didomenico.
Acompanharam a cerimônia o secretário de Urbanismo, Carlos Giovani Fontana; o proprietário da Balen Regularização, Rodrigo Balen; o procurador da Regularização Fundiária, Adivandro Rech; os vereadores Adriano Bressan e Elisandro Fiuza, equipe da Secretaria do Urbanismo, e as famílias dos moradores contemplados.
Números da regularização fundiária:
Lotes regularizados: 1487
Núcleos regularizados: 26
Divulgação Sabe Caxias: