Transbordamento causado por lixo com descarte incorreto gera transtornos no bairro Canyon

Equipes da SMOSP estiveram no local removendo o lixo na manhã desta sexta-feira (08/11)

Ederson de Oliveira

Na manhã desta sexta-feira (08/11), equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) estiveram na Rua da Esperança, no bairro Canyon, realizando limpeza na via que passou por uma obstrução da canalização, causada pelo acúmulo de lixo com descarte incorreto nas entradas dos sistemas de drenagem. O bairro voltou a enfrentar problemas com alagamentos durante as chuvas da última quinta-feira (07/11).

As equipes removeram o lixo, que incluía sapatos, bolsas, latas, sacolas e sacos plásticos, molas de colchão e até um grande saco “Bag”. O volume não só impede o escoamento adequado da água, como também danifica a camada de asfalto, abrindo valas e causando prejuízos ao longo da via.

Para prevenir que o lixo entre nas tubulações, a SMOSP instalou uma grade na entrada da canalização, que atua como uma barreira contra os resíduos. No entanto, com existe um volume significativo e o aumento das águas em dias de chuva intensa, o sistema é sobrecarregado, e a água acaba transbordando, transformando-se em um córrego a céu aberto que espalha os detritos pela rua.

A vice-prefeita, Paula Ioris, esteve o local no dia 23 de outubro, após um episódio semelhante de alagamento, para acompanhar a situação e ouvir os moradores do Canyon. Paula ressaltou a importância da conscientização sobre o descarte correto do lixo e o impacto direto nas comunidades.

A SMOSP reforça o pedido para que os moradores evitem o descarte de objetos em locais impróprios, uma vez que o lixo acumulado nas canalizações contribui para desastres maiores durante chuvas intensas.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *