Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul promove exposição on-line “AMARP RETRÔ 2023” a partir de 19 de novembro

Mostra apresenta obras de arte doadas para o Acervo

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio do Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP) realiza, a partir do dia 19 de novembro, a exposição online “AMARP RETRÔ 2023”. A mostra entra em cartaz apresentando as doações realizadas através de exposições de arte que aconteceram nas Galeria de Arte do Centro de Cultura Ordovás e da Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura, no ano de 2023.

Conservando a produção artística da cidade ao longo da história, o AMARP é composto por obras de artes em variados gêneros e linguagens de artistas que integraram o contexto cultural de Caxias do Sul e de outras cidades, possibilitando que a comunidade e as gerações futuras, tenham acesso a esse patrimônio para a compreensão do processo artístico local.

Atualmente, as obras, para serem incorporadas ao acervo, devem ser originadas de alguma exposição de arte realizada nos espaços públicos do Município. A terceira edição do “AMARP RETRÔ” faz uma retrospectiva, apresentando ao público obras doadas pelos artistas de uma forma interativa, com acessibilidade e material direcionado às instituições de ensino.

A exposição conta com obras dos artistas: Ana Paula Bertoldi, Andréa Brächer, Andrea Laybauer, Angela Pimentel, Carlos Henrique Iotti, Cristina Lisot, Dionéia Balbinot, Erico Santos, Gabriela Stragliotto, Guilherme Lima, Júlia Pema, Juventino Dal Bó, Leo Mathias, Lurdi Blauth, Marcelo Armani, Mario Cladera, Milagros Goñi e Patricia Baretta.

O fortalecimento da cultura caxiense passa pela percepção de que conservar e proteger o patrimônio artístico também significa criar meios de aproximação entre arte e sociedade. Para isso, além da exposição, é apresentado diversas ações conjuntas como o “ AMARP para o Futuro: Acessibilidade”, onde todas as exposições que envolvem obras do AMARP apresentam acessibilidade através de audiodescrição de obras, rampa de acesso e Intérprete de LIBRAS nas aberturas. O projeto é uma parceria da Unidade de Artes Visuais com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura (SMSPPS).

A exposição fica em cartaz até o dia 19 de janeiro de 2025 e tem classificação indicativa livre. A visitação acontece pelo site: https://artesvisuais.caxias.rs.gov.br/ via UAV Digital.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *