Loja de locação de trajes sociais de Caxias do Sul comemora 30 anos com estimativa de crescimento para 2025
A Orus Noivas & Festas é comandada pela empresária Claudia Sassi
Especializada na locação de trajes sociais em Caxias do Sul e região, a Orus Noivas & Festas comemora seus 30 anos neste mês de novembro. Sob o comando de Claudia Sassi, empresária do ramo da moda, desde a sua inauguração a empresa contabiliza o atendimento a mais de 30 mil clientes. Para 2025, a empreendedora projeta um crescimento de 20% no faturamento da empresa. Localizado na Rua Mariana Prezzi, 28, bairro Pio X, o espaço foi recentemente modernizado, com alterações em sua arquitetura para melhor otimização dos espaços e aquisição de novos produtos. O investimento gira em torno de 1 milhão de reais.
A história de Claudia com o mundo da moda teve início com a sua carreira de modelo aos 14 anos. Aos 19 anos a jovem empreendedora criou sua marca e montou a sua primeira confecção em Porto Alegre, sua cidade natal. Com o casamento surgiu a necessidade de acompanhar o marido, o médico Eduardo Sassi, até Caxias. Já na Serra, continuou empreendendo e fundou a Orus, localizada na Avenida Júlio de Castilhos, na época em uma loja de 30 metros quadrados.
No início a empresa produzia os vestidos e trajes de moda noite no andar superior e vendia no térreo. No decorrer do tempo, a Orus passou por vários espaços da cidade, até se consolidar no endereço atual.
“O nome surgiu de uma pesquisa na biblioteca, de um livro de fábulas. Orus foi um deus grego, filho de Isis e Osiris, fundador da realeza dos faraós. A escrita pode ser com ou sem a letra h. Eu procurava um nome pequeno e com muita força”, explica Claudia sobre a escolha do nome da empresa.
Durante a pandemia de covid-19, Claudia criou a Linha Sassi, uma moda autoral. A intenção era estimular um novo segmento no mercado de locação, o de eventos intimistas com atendimento personalizado e exclusivo, como o Spa Day para madrinhas e convidados.
Conforme a empresária, o mercado mudou muito após a pandemia. “Com festas menores, intimistas, particulares e com poucos convidados, tivemos que trabalhar com produtos nacionais e de valor agregado para o momento. Linha de vestidos leves, menos pedrarias e cortes assimétricos. Ainda estamos nos recuperando dos impactos da pandemia, mas o setor está em crescimento, com um aumento de 20% em relação ao período anterior”, pontua Claudia.
A empresária conta que viaja muito para pesquisar tendências e atua com ótimos fornecedores de moda festa e noiva. Ela enaltece ainda que o cliente está bem exigente e procura mais do que produtos, mas uma experiência na loja e uma consultoria na escolha de acessórios e complementos. “Nós trabalhamos com tendências e elas mudam a cada estação. No momento, está em evidência a terracota, o verde oliva, a fúcsia e a lavanda”, afirma.
Claudia revela que a venda on-line é uma das maiores dificuldades do seu setor. Segundo ela, a internet acelera muito a busca do cliente por peças que nem sempre pode ter à disposição na loja.
A FLOR DE CEREJEIRA
O espaço da Orus Noivas & Festas é ambientado e decorado com flores de cerejeira. Claudia relata que, no ano de 2019, conheceu o Japão e descobriu o significado que a flor tinha para os japoneses, vindo a se apaixonar completamente por ela. Símbolo de feminilidade, renovação e esperança, a flor de cerejeira é muito perene, tendo duração de, no máximo, 10 dias. Por isso também simboliza a importância de aproveitar cada momento da vida. De acordo com ela, trouxe para a Orus o símbolo desta flor, visando para os seus clientes que celebrem e vibrem os melhores momentos da vida com muita intensidade.
QUEM É CLAUDIA SASSI
Empresária do ramo da moda, formada em Gestão Empresarial pelo Univarejo e em Liderança, Comunicação e Relações Humanas pelo Dale Carnegie. Conta com a experiência de mais 30 anos no comércio de Caxias do Sul. É casada com o médico Eduardo Sassi, com quem tem a filha Isabella, de 9 anos. Integrante do Conselho da Mulher Empresária Executiva da CIC Caxias desde 2001, na qual foi presidente de 2005 a 2007. Também foi diretora de Cultura da CIC, em 2007, e diretora de eventos da CDL Caxias, em 2008. Hoje faz parte do Conselho Deliberativo da CDL, além de ser integrante da CDL Mulher e do Hub de eventos da CDL. Também tem participação em trabalhos voluntários em diversas entidades.
CRÉDITO DA FOTO: Fernando Dai Prá